BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Imigração Japonesa

Bom Dia Pessoal!!!
Não podia deixar de prestar a minha homenagem aos Japoneses,;pessoas trabalhadoras que muito ajudaram o Brasil no desenvolvimento econômico.

Leia mais no site:

http://www.imigracaojaponesa.com.br/nossahistoria.html

Em 18 de junho de 1908 cerca de 700 imigrantes japoneses chegaram ao Brasil. Dezenas de famílias traziam esperança no futuro, cultura, tradição, determinação, entre outras características que logo os destacaram entre milhares de brasileiros. Hoje, milhares de nikkeis - como são denominados os japoneses e seus descendentes - vivem no Brasil, País que abriga a maior população de japoneses fora da nação de origem. Uma história que começou há cem anos.
A bordo do navio Kasato Maru, os japoneses desembarcaram no porto de Santos (estado de São Paulo). O destino eram as lavouras onde iriam trabalhar no cultivo do café, pois o Brasil era o maior exportador do produto no início do século XX. Na época, o Japão vivia uma situação de grande pobreza, que assolava o país e, por isso, o governo japonês aconselhava a imigração. Sem trabalho para todos, principalmente no campo com o avanço na utilização de máquinas na agricultura, os japoneses viam no Brasil uma oportunidade de prosperar apostando na necessidade de mão-de-obra do País. Porém alguns imigrantes não vieram apenas para trabalhar, mas para comprar terras e investir, atraídos pelas propagandas dos latifúndios brasileiros.
A década de XX é o período de maior entrada dos japoneses no Brasil. Na época, o governo brasileiro subvencionava a imigração, pois via nela uma maneira de desenvolvimento econômico. No início, os japoneses não eram desejados pelos governantes e sim considerados diferentes dos europeus, como os italianos e os alemães, já estabelecidos no Brasil. Essa difícil assimilação do novo povo que chegava dificultou a adequação dos imigrantes em terras brasileiras, nas primeiras décadas da imigração. Isso porque, em um País recém-saído da escravidão, os japoneses acrescentaram à já variada sociedade brasileira mais um traço de diferenciação e, ao lado dos negros, era o grupo
“amarelo” o mais discriminado da população. “No início do século XX, o projeto nacionalista e a política imigrantista e do Estado voltavam-se para a construção de uma nação brasileira branca. Os japoneses só vieram para o Brasil porque a lavoura necessitava de trabalhadores e eles preenchiam muito bem os requisitos da política imigrantista: eram considerados bons agricultores, muito esforçados e disciplinados, embora de difícil assimilação”, explica a socióloga, especialista em imigração japonesa, Zeila de Brito Fabri Demartini, professora de Mestrado em Educação, da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).

Texto tirado do site:
http://www.portalcienciaevida.com.br/ESSO/Edicoes/17/artigo92049-1.asp


0 comentários: