BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 27 de julho de 2008

O risco de perder a pista


Boa Noite Pessoal!!! Sempre que tenho um tempinho livre apareço,desta vez quero continuar na Filosofia com o filósofo Sêneca "Avida Feliz":

O risco de perder a pista
Enquanto perambulamos,às cegas,sem acompanhar o condutor,mas debaixo de brado dissonante de vozes a ecoarem de todos os lados,então a breve vida descamba para enganos,apesar de estarmos a labutar,dia e noite,com as melhores das intenções. Decidimos para onde andar e pelo caminho a percorrer,todavia,nunca,sem um esperto que conheça a estrada,já que não se trata de viagem semelhante às demais. Ali,tomando, um atalho e interrogando os moradores,não há como desviar.Aqui,ao invés,por mais conhecido e freqüentado que seja o trajeto,maior o risco de ficar à deriva.

O perigo da opinião pública
É preciso atentar para não seguir tal como ovelha o rebanho à frente porque,não sabendo para onde ir,vai para onde as outras se dirigem. Realmente,nada mais pernicioso que se adequar à opinião pública,tendo por mais acertado o que é consensual.Como atestam numerosos exemplos,acontece findar vivendo não de acordo com a razão e,sim,imitando os outros.

O que Sêneca quis dizer é sobre os diversos caminhos que temos para percorrer na vida,eu comparo a vida como estradas,existem várias e somente nós podemos e devemos escolher qual delas vamos seguir, sem ter a certeza de qual delas é a certa,mas a intuição ajuda e o melhor a fazer é seguirmos o coração e não ficar à deriva,porque aí sim,corremos um grande risco de irmos atrás de outras pessoas e escolhermos o caminho errado, a estrada errada, mudando todo o trajeto de uma vida.


0 comentários: