BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Beba Chá verde






Acho que vocês já perceberam que o meu blog vai falar de vários assuntos bem diferentes e saúde também será um deles, falando nisso hoje é comemorado o Dia do Médico,
fica aqui o meu abraço à todos os médicos que se dedicam a profissão de corpo e alma,aqueles que escolheram a medicina por amor a profissão e a vida humana.
Deixo uma váia para a queles que apenas escolheram a medicina para ficarem ricos, (todos nós sabemos que um médico não ganha bem), mas existem pessoas que se aproveitam daquelas que precisam de um médico,etc...
Voltando a falar em saúde, começo então a categoria "Dicas de Saúde",
falando do chá verde, acredito que a maioria já ouviu falar, ele tem uma série de benefícios
para a saúde,esta é a finalidade desta categoria, dicas para vivermos melhor.
Acredito que para ter uma vida saudável e chegar na velhice com uma saúde melhor, o mais importante é controlar-mos aquilo que bebemos e comemos e isto , na maioria
das vezes, só vamos descobrir tarde demais, portanto para aqueles que são jovens, comecem a
se cuidar agora, não precisa deixar de comer aquilo que vocês gostam, apenas reduzir e começar aos poucos a acrescentar outros alimentos que fazem bem para a sáude.

Os cientistas não param de comprovar os ínúmeros efeitos da infusão em prol da saúde.Algo que os chineses já conhecem há cerca de 4000 anos.
Os ocidentais talvez ignorem, mas o chá verde é uma das bebidas mais populares do mundo.Todo dia são servidas cerca de 1 bilhão de xícaras __sim,1 bilhão!__,a maioria delas em países orientais, fiéis consumidores do líquido amarelo esverdeado cujo aroma é tão sutil que mal se percebe.
O chá preto, preferido no Ocidente, é muito mais perfumado.Os dois, no entanto, vêm da mesma planta, a Camellia sinensis. Mas, para se obeter o preto, as folhas são fermentadas. Depois, ficam em um forno especial sendo oxidadas a uma temperatura que varia entre 35 e 80 graus Celsius. Assim, boa parte de seus componentes é modificada ou destruída. Já no chá verde as folhas são expostas ao vapor d'água logo depois de colhidas.Isso barra a fermentação. Em seguida, secam naturalmente. Resultado: continuam guardando os princípios ativos da planta, os quais têm diversas benéficas no organismo.

Como preparar:

-A proporção considerada ideal é a de 1 colher rasa de chá por xícara.Deixe-o em infusão durante 4 a 8 minutos.É o tempo necessário para que todos os princípios ativos passem para a água.


Contra o câncer

O chá verde contém uma substância conhecida pela sigla EGCG, que tem sido muito badalada.
Não é atoa: ela é capaz de barrar uma enzima a quinol-oxidase, que estimula o crescimento das células cancerosas__especialmente as de intestino, esôfago,pulmão,mama e pele.


Contra a Diarréia

O tanino do chá ajuda a proteger a parede do intestino. "Mas, em excesso, pode atrapalhar a absorção dos alimentos e provocar a desnutrição", adverte o farmacêutico Paulo Chanel, da Universidade de São Paulo.
O tanino e outras substâncias da bebida também agem diretamente contra as bactérias nocivas derretendo as suas membranas.


Contra a Embriaguez

A cafeína e o tanino da bebida compensam um pouco a ação do álcool no cérebro,ajudando a deixar sóbrio o indivíduo que exagerou na dose.


Contra a asma

Uma mólecula chamada teofilina, ao lado da cafeína, que também está presente, dilata os brônquios nos pulmões. Isso facilita a respiração dos asmáticos e pode ajudar pacientes com gripe, bronquite ou pneumonia.

BENEFÍCIOS CONHECIDOS


- diminuo o colesterol
- reforça os vasos sangüineos
- favorece o coração -é antiflamatório
-normaliza a função da tireóide
-ajuda na regeneração da pele -aumenta a energia -é antidepressivo
-ajuda a curar doenças do fígado
- tem efeito antigripal no caso de consumo prolongado
-inibe a formação de pedras na vesícula e nos rins.
-como teu flúor, previne as cáries.
-fornece boas doses de vitaminas e sais minerais.
-retarda o envelhecimento, por ser antioxidante.
-tem efeitos anticancerígenos.


Para refrescar agora no verão que vem chegando,deixo uma receita bem fácil ds fazer:


-1/3 de copo de concentrado de chá
-1/3 de copo de suco de maçã
-1/3 de copo de água mineral com gás

Modo de preparo:
-Faça uma infusão com a seguinte proporção: 1 colher de chá da planta para 1/4 de xícara de água fervendo.
Misture esse líquido forte, na quantidade indicada acima, com os outros ingredientes.Esse concentrado pode ser usado em combinações variadas de sucos.




-

0 comentários: