BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Higiene preserva dentes até a velhice

Hoje é comemorado o Dia do Dentista e eu deixo aqui o meu abraço à todos os dentistas,

especialmente para o Dr Cauby Maluf e Dr Alexandre Pozo Maluf (Pai e filho), ambos excelentes cirurgiões dentistas.
O Dr Alexandre Pozo Maluf Mestre em Implantodontia, recomendo à todos aqui do Rio Grande do Sul, o Dr Alexandre Maluf atende na Av. Plinio Brasil Milano, 295 sala 401
021-51-3332.8727.


Comemora-se o Dia do Dentista em 25 de outubro porque nesta data, em 1884, foi assinado o decreto 9.311 que criou os primeiro cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia. Uma portaria do Conselho Federal de Odontologia tornou a data oficial para a comemoração do Dia do Dentista Brasileiro.
Dicas para ter um sorriso lindo e saudável.
A higiene bucal e os cuidados com a dentição garantem bem-estar para todo o organismo e conseqüentemente um lindo sorriso. Veja como você pode com apenas alguns cuidados manter seus dentes resistentes e levantar a auto-estima. Recentemente a Editora Arte Médica lançou com o apoio da Associação Brasileira de Odontologia o livro chamado “Abra a boca, sem vergonha!”. Um projeto realizado pelos profissionais Yvonne Buischi, Tânia Siqueira e Marcelo Bonecker, que traz respostas às principais dúvidas sobre como cuidar dos dentes e ter uma boca saudável.As dúvidas que temos sobre os cuidados com os dentes são inúmeras. A dentista Tânia Siqueira orienta que não basta apenas ter os cuidados de higiene básicos. “Temos que evitar os açúcares, incluindo doces e refrigerantes e também evitar a ingestão freqüente de alimentos altamente ácidos e bebidas energéticas que podem levar a erosão dos dentes. Não fumar e não adquirir hábito de morder caneta, roer unha, entre outros, também ajudam a preservar a beleza dos dentes”, explica Tânia.Para quem já está com os dentes comprometidos por manchas, cáries ou outros problemas, o mercado oferece uma gama de tratamentos clareadores e de renovação dentária. Mas vale a pena ser cuidadoso e prevenir os problemas, para que não se tornem mais complexos. Saiba como:Inclua os cuidados básicos na sua rotina
O ideal é você ter o acompanhamento de um dentista para manutenção e limpezas periódicas;
A escovação deve ser feita sempre após as refeições e com escova macia, com creme dental contendo flúor;
Use diariamente o fio dental entre os dentes;
Escovar a língua é fundamental para evitar o acúmulo de bactérias na região. Existe no mercado um aparelhinho chamado: “raspador de língua”.
Use substâncias para bochecho somente se o dentista recomendar;Alimentos: bandidos ou mocinhos
O consumo de frutas frescas, verduras, legumes, proteínas contribuem para uma saúde geral.
Evite alimentos açucarados, como doces, refrigerantes, além de sucos, leite, café, chá, adoçados com açúcar ou mel, e principalmente, guloseimas, balas e biscoitos que grudam nos dentes.Todo cuidado é pouco com as gengivas
Realize a higienização diária com escova macia;
Evite o cigarro, pois pessoas que fumam têm maior probabilidade de desenvolver doença gengival grave.Mau hálito: dicas para minimizar o problemaMuitas pessoas têm problema de mau hálito, que ocorre tanto quando não há a higiene bucal adequada, quanto por problemas em outros órgãos.
Procure um dentista ou médico para ter um diagnóstico certo;
Evite o excesso de bebida alcoólica e cigarro;
Fique atenta, pois alguns medicamentos podem causar o mau hálito;
Balas, chicletes, entre outros produtos não resolvem o problema, apenas disfarçam.Clareamento: dentes amarelos nunca mais!Existem dois métodos de clareamento no mercado: o doméstico, que consiste na utilização de moldeira de silicone, levemente preenchida com gel clareador, e o feito em consultório, onde se utiliza um produto clareador ativado por uma luz que aumenta a liberação de oxigênio responsável pelo clareamento.A Dra. Tânia alerta que todo tipo de clareamento só deve ser iniciado após a consulta com o dentista para verificar se a boca está em condições de receber tal tratamento. Cárie e gengivas inflamadas devem ser tratadas antes do início do clareamento. Os resultados dependem das condições que se encontram os dentes e do tempo de uso determinado pelo dentista.É bom lembrar que esses métodos só funcionam para manchas externas (extrínsecas).As manchas internas (intrínsecas) originárias na formação do dente ou devido ao uso de antibióticos podem ser amenizadas ou tratadas de outras maneiras, como com a colocação de jaqueta de porcelana nos dentes. A mesma técnica vale para corrigir dentes irregulares.Chicletes, pózinhos e pastas de dentes que tem o efeito claredor, também estão disponíveis no mercado, mas não substituem um tratamento específico em consultório.Gostou das dicas, agora, compre o livro, e comece já um programa de cuidados para transformar seus dentes em “cartão de visita” e não ter vergonha alguma de sorrir à vontade.


Segue o link de um site que dá dicas de como cuidar dos dentes das crianças,
para as mamães e papais de 1º viagem cuidarem dos dentes de seus filhos, é necessário cuidar dos dentes de leite também, leia mais no site:




Higiene preserva dentes até a velhice
Os cientistas até hoje não têm evidências de que o envelhecimento tenha relação com a perda dos dentes. Eles podem durar a vida inteira, desde que bem tratados com escovação e fio dental.
No dia-a-dia dos consultórios, no entanto, o que os dentistas ainda vêem são pacientes idosos tão certos da perda dos dentes que desistem dos cuidados de higiene.
"Eles ficaram alijados da assistência bucal adequada. Temos dificuldades para promover saúde nessa faixa etária e isso é a causa das perdas dentárias que ainda acontecem", afirma Dalva Maria Padilha, professora de odontogeriatria na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
"Há idosos de 80 anos que nunca receberam informações sobre saúde bucal", diz Fernando Luiz Brunetti Montenegro, membro do grupo de pesquisa em odontogeriatria do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Na faixa de 65 a 74 anos, 64% da população paulista é desdentada, segundo resultado de estudo divulgado em novembro pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Só 10% possuem mais de 20 dentes, quando o percentual deveria ser de 50%, de acordo com o padrões da Organização Mundial da Saúde.
Os idosos também apresentaram a maior proporção (12%) de alterações em tecidos moles, como a gengiva, e eram os que menos frequentavam o dentista -a maioria tinha feito a última consulta havia três anos ou mais.
O advogado Helio Santoro, 75, revela que só aprendeu a escovar os dentes da maneira correta há cerca de um ano. Ele corria risco de perder todos os dentes. E a culpa não é dele, de acordo com a dentista Denise Tibério Luz, que faz atendimento voluntário de idosos na Universidade Federal de São Paulo. "Ela não só restaurou os meus dentes como a mim mesmo. Fiquei com gengiva de nenê", conta o advogado.
Boca seca
A orientação sobre higienização ao idoso deve levar em conta suas limitações. A limpeza da língua é uma das principais preocupações dos dentistas, para a eliminação de resíduos que ficam nas papilas.
A "boca seca" (xerostomia) é apontada como um dos problemas mais frequente na faixa etária. A saliva tem uma função limpadora, além de proteger dentes, mucosas e tecidos moles da boca. "Se o paciente não tem esta proteção, é maior a chance de problemas de gengiva e cáries", diz Montenegro. Em razão do recuo da gengiva, a maioria das cáries de idosos surge na região da raiz do dente.
No envelhecimento saudável, pode existir uma pequena diminuição do fluxo de saliva. Mas, segundo Montenegro, autor de um dos poucos livros nacionais sobre odontogeriatria, os remédios utilizados por idosos são uma das causas mais importantes da potencialização do problema. O médico pode indicar um remédio que não cause esse efeito.
Depois de analisar 440 grupos farmacológicos, Montenegro concluiu que 36,6% causavam a "boca seca". Outros 4,32% levavam à hipersalivação, e 2,5%, a alterações nas glândulas salivares. A saliva também auxilia na fixação de próteses e limpa as papilas gustativas, o que permite que o idoso saboreie melhor os alimentos e não tenha de exagerar em açúcar (prejudicial aos dentes e ao diabetes) e sal (ruim para a hipertensão) para sentir gostos. Há também doenças que causam o problema, o que deve ser investigado.
A odontogeriatria foi reconhecida como especialidade pelo Conselho Federal de Odontologia há cinco meses. Segundo Carlos Werner, presidente da Sociedade Brasileira de Odontogeriatria, as escolas que quiserem poderão adaptar seus currículos. "A odontogeriatria deverá ser o principal segmento. Um número cada vez maior de pessoas vai precisar de atendimento. Em 20 anos, a população de idosos no país saltará para 30 milhões."
Folha de São Paulo

0 comentários: