Calor, sol e saúde
Alguma dicas para que o seu verão seja saudável e aproveitado da melhor maneira.
Um atleta não se faz de repente
Uma boa forma física não é conquistada do dia para a noite.Tenha paciência.Afinal, atividade física em excesso é a porta de entrada para as lesões.Para se preparar para os novos hábitos, consulte um médico e conte com a orientação de um professor de Educação Física.
Dois litros de água por dia
O ideal é tomar dois litros de água por dia.O líquido reguia a temperatura do corpo, ajuda a eliminar resíduos por meio da urina e transporta oxigênio, nutrientes e outras substâncias pelo corpo.Quem não gosta de tomar apenas água pode recorrer aos sucos sem calorias, ao chimarrão, ao chá e às águas mineirais com gosto.Evite refrigerantes e batidas com cafeína.
Prefira
verduras,
legumes e
frutas
Coma diariamente frutas, legumes e verduras.Isso vai garantir quantidade suficiente de vitaminas e minerais para auxiliar seu metabolismo a utilizar os nutrientes da melhor forma.Além disso, as fibras são maior saciedade (sensação de estar satisfeito) com o consumo de alimentos menos calóricos.Os melhores lanches, entre as refeições, são frutas frescas ou suco de frutas sem açúcar.
Abaixo o abuso de bebidas alcoólicas
O álcool provoca queda do nível de açúcar no sangue e ajuda a desidratar o organismo,pois aumenta a diurese.Em doses altas, é tóxico par ao fígado, o pâncreas e o cérebro e prejudica o raciocínio e os reflexos.
Durma bem
Para o bem das defesas do organismo, são necessárias oito horas de sono por noite.Uma pesquisa feita por uma universidade da Califórnia(EUA) indica que se o período de sono diminuir 40% ou mais a potência do sistema imunológico reduz pela metade.
Tempo para você
Leia bons livros, assista a bons filmes,
caminhe descalço na grama.Estudos mostram que o estresse libera grandes quantidades de cortisol e adrenalina, substâncias que enfraquecem nosso sistema imunológico.
Manutenção dos tratamentos
Como o clima de inverno é causador de diversas doenças respiratórias, é natural que, ao desaparecerem os sintomas, muita gente interrompa o tratamento sem buscar a orientação médica.Principalmente, se o remédio não for compatível com o álcool.Antes de parar com algum tratamento, procure a ajuda de um profissional, especialmente se vocês estiver tomando antibióticos ou reguladores de pressão arterial.
O sol da meia estação também pode fazer mal
Com a temperatura mais amena, essa é uma das maiores armadilhas.Se você ficou dentro de casa ou do escritório durante a mior parte do inverno e decide sentar sob o sol em um dia claro de primavera, é muito fácil desenvolver uma queimadura por causa dos raios ultravioletas.
Agora no verão nem preciso falar que o sol está cada vez mais quente (devido a camada de ozônio), cada verão será mais quente que o outro, é só sair na rua num dia de sol, que vocês sente a pele queimando.Então, nunca esqueça do filtro solar.
Roupas que facilitam a transpiração
Nem sempre a traspiração excessiva é causada pelo calor.A transição de estação acaba causando uma alternância de temperaturas,as quais nos fazem, muitas vezes, errar o tipo de agasalho. A roupa inadequada pode provocar o suor excessivo.Com isso, há umidade acumulada nas dobras da pele, causando fungos e micoses.
Dê um tempo à TV e ao computador (essa cá entre nós, é a mais difícil)
Horas assistindo à TV ou em frente ao PC facilitam a ingestão de comidas calóricas, além de manter a pessoa sentada por muito tempo.Prefira passar seu tempo livre realizando atividades de rua, como caminhadas.
Com todos estes cuidades você terá um verão muito mais saudável e ainda ficará em forma se não exagerar na alimentação e fizer mais esportes e caminhadas.
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
DE BEM COM A VIDA
Postado por Bianca às 18:42
Marcadores: DICAS DE SAÚDE
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário