BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Boa Tarde Pessoal!!!
Já perceberam que eu gosto de fazer postagens de diferentes assuntos e teria muito mais coisa pra falar no blog, mas com o tempo disponível e de acordo com aquilo que está acontecendo,é o que eu gosto de postar.
Este programa soletrando do Caldeirão,eu gosto muito,assisti a 1º Edição do programa e ontem comecei a assistir a 2º edição. Em 1º lugar porque adoro a lingua portuguesa,sempre foi a minha matéria preferida, procuro escrever sempre corretamente,não consigo escrever errado sabendo que está errado,quando escrevo alguma palavra e depois vejo que errei,rapidamente já corrijo,às vezes na pressa,isto acontece,não condeno ninguém que escreva errado e curta a linguagem da internet,sem problemas.
Voltando ao soletrando,então vou começar fazendo a postagem da 1º edição,que rolou no ano passado e a próxima já começo a falar do inicio da 2º,no que depender de mim,colocarei tudo que acontece no programa,incluindo as palavras que os estudantes soletraram e a trajetória de cada um até o final do programa.
Eu acho que este programa é importante porque incentiva os estudantes a estudarem mais o português para concorrerem a uma das vagas no soletrando.
Só para finalizar eu torci muito para o Aurélio desde do inicio do programa,acho que foi merecida a vitória dele,este ano,pelo fato de terem mais meninas,acredito que irá ganhar uma menina,já no 1º programa,a Auricélia mandou muito bem e eliminou 2 meninos.
Domingo, 27 de maio de 2007
Soletrando é 10



Ontem tivemos a grande final do Soletrando. O sucesso do quadro apresentado no Caldeirão do Huck é incontestável. A brincadeira virou “febre” em muitas escolas do Brasil e sei, de fonte segura, até entre advogados, executivos, jornalistas... Escrever de acordo com o nosso sistema ortográfico vigente não faz mal a ninguém.
O Aurélio foi o grande campeão e levou a poupança de R$100.000,00 para garantir seus estudos até a universidade. Mas não foi só ele que ganhou neste jogo, houve muitos vencedores.
A língua portuguesa agradece o carinho. A preocupação com o bom uso do nosso idioma sempre merece aplausos, principalmente quando é feito com seriedade. Parabéns à Rede Globo pela iniciativa, ao Luciano e a toda a equipe do Caldeirão pela idéia e pela forma como o quadro foi produzido, ao Toni Belotto e à Fundação Ayrton Senna pelo apoio.
Que me perdoem os “críticos de plantão”, mas soletração não é retrocesso nem incentivo à “decoreba”. Criticar uma brincadeira como essa é coisa de gente chata, de quem está de mal com a vida.
Você já passou a noite em claro por causa de dúvidas do tipo: “Por que será que HOJE tem “h” e ONTEM não tem?”. Veja se você já perdeu seu tempo querendo saber se CACHORRO é com “x” ou “ch” ou se CASA é com “s” ou com “z”?
É lógico que não!
Nossas dúvidas só aparecem quando as palavras são desconhecidas, pouco usadas ou mal escritas. Palavras conhecidas não nos fazem perder tempo. O que nos faz saber ortografia é a nossa memória visual, que é tão maior quanto mais lemos. O que aprimora a nossa memória visual é o bom hábito da leitura.
Por outro lado, gostaria de saber que tamanho mal faz a tal “decoreba”. Ninguém morre por ter de decorar alguma coisa. A crítica que todos nós fizemos ao velho sistema de ensino é quando tudo se resumia à pura “decoreba”. Concordo com aqueles que afirmam que “decorar por decorar” não é ensino. É lógico que devemos incentivar o raciocínio e estimular a criatividade, que a capacidade de redigir e interpretar textos é muito mais importante do que “escrever certo”.
O problema, como sempre, é o radicalismo.
Então, não esqueça que decorar não é pecado e que escrever corretamente não é “decoreba”.
Por fim, não esqueça que o Soletrando é um programa de entretenimento, é um jogo.
A grande diferença é que estamos brincando com coisa útil.


Sábado, 19 de maio de 2007
Terceira Semifinal


PORQUE, POR QUE, PORQUÊ ou POR QUÊ ?
a) PORQUE é conjunção causal ou explicativa:“Ele viajou porque foi chamado para assinar contrato.”“Ele não foi porque estava doente.”“Abra a janela porque o calor está insuportável.”“Ele deve estar em casa porque a luz está acesa.”b) PORQUÊ é a forma substantivada (=antecedida de artigo “o” ou “um”):“Quero saber o porquê da sua decisão.”“A professora quer um porquê para tudo isso.”c) POR QUÊ = só no fim de frase:“Parou por quê?”“Ele não viajou por quê?”“Se ele mentiu, eu queria saber por quê.”“Eu não sei por quê, mas a verdade é que eles se separaram.”d) POR QUE1. em frases interrogativas diretas ou indiretas:“Por que você não foi?” (=pergunta direta)“Gostaria de saber por que você não foi.” (=pergunta indireta)2. quando for substituível por POR QUAL, PELO QUAL, PELA QUAL, PELOS QUAIS, PELAS QUAIS:“Só eu sei as esquinas por que passei.” (=pelas quais)“É um drama por que muitos estão passado.” (=pelo qual)“Desconheço as razões por que ela não veio.” (=pelas quais)3. quando houver a palavra MOTIVO antes, depois ou subentendida:“Desconheço os motivos por que a viagem foi adiada.” (=pelos quais)“Não sei por que motivo ele não veio.” (=por qual)“Não sei por que ele não veio.” (=por que motivo – por qual motivo).
1. SENÃO ou SE NÃO ?
a) SE NÃO = se (conjunção condicional = caso) + não (advérbio de negação):“Se não chover, haverá jogo.” (=Caso não chova)“O presidente nada assinará, se não houver consenso.” (=caso não haja consenso)Antes de vírgula:“Se não, vejamos.”“Resolva agora; se não, estamos perdidos.”b) Usaremos SENÃO em quatro situações:1. SENÃO = de outro modo, do contrário:“Resolva agora, senão estamos perdidos.” (do contrário estamos perdidos – sem vírgula a seguir);2. SENÃO = mas sim, porém:“Não era caso de expulsão, senão de repreensão.” (=mas sim de repreensão);3. SENÃO = apenas, somente:“Não se viam senão os pássaros.” (=somente os pássaros eram vistos);4. SENÃO = defeito, falha:“Não houve um senão em sua apresentação.” (=não houve nenhuma falha, nenhum defeito).
Sábado, 19 de maio de 2007
Terceira Semifinal


Recordar é viver. A palavra semifinal foi sorteada. O prefixo “Semi” faz parte do grupo que só leva hífen se a palavra seguinte começar por “h”, “r”, “s” ou vogais. Como “final” é com “f”, semifinal se escreve junto.
Mais uma:Hiperinflação – a dificuldade aí está no hífen, porque vemos até em grandes jornais com hífen, mas a palavra não tem. Com os prefixos HIPER, SUPER e INTER, só há hífen quando a palavra seguinte começa por H e R.
Curiosidades ortográficas
1. MAIS ou MAS ou MÁS?
a) MAIS = opõe-se a MENOS:“Hoje estou mais satisfeito.” (=poderia estar menos satisfeito)“Compareceram mais pessoas que o esperado.” (=poderiam ser menos pessoas)b) MAS = porém, contudo, todavia, entretanto:“Estudou, mas foi reprovado.” (=porém)“Não foram convidados, mas vieram à festa.” (=entretanto)c) MÁS = plural do adjetivo MÁ; opõe-se a BOAS:“Não eram más idéias.” (=eram boas idéias)“Estavam com más intenções.” (=não tinham boas intenções)
2. MAL ou MAU?
a) MAU é um adjetivo e se opõe a BOM:“Ele é um mau profissional.” (x bom profissional);“Ele está de mau humor.” (x bom humor);“Ele é um mau caráter.” (x bom caráter);“Tem medo do lobo mau.” (x lobo bom);b) MAL pode ser:1. advérbio (=opõe-se a BEM):“Ele está trabalhando mal.” (x trabalhando bem);“Ele foi mal treinado.” (x bem treinado);“Ele está sempre mal-humorado.” (x bem-humorado);“A criança se comportou muito mal.” (x se comportou muito bem);2. conjunção (=logo que, assim que, quando):“Mal você chegou, todos se levantaram.” (=Assim que você chegou);“Mal saiu de casa, foi assaltado.” (=Logo que saiu de casa);3. substantivo (=doença, defeito, problema):“Ele está com um mal incurável.” (=doença);“O seu mal é não ouvir os mais velhos.” (=defeito). Na dúvida, use o velho “macete”:
MAL x BEM; MAU x BOM.
3. SOB ou SOBRE ?
a) SOB = embaixo:“Estamos sob uma velha marquise.”“Ficou tudo sob controle.”b) SOBRE = em cima de:“A lágrima corria sobre a face.”“Deixou os livros sobre a mesa.” (=em cima da mesa)
4. TAMPOUCO ou TÃO POUCO?
a) TAMPOUCO = nem:“Não trabalha tampouco estuda. (=nem estuda)b) TÃO POUCO = muito pouco:“Estudou tão pouco que foi reprovado.”

Sábado, 12 de maio de 2007
Segunda Semifinal


A hesitação do candidato para soletrar a palavra “estratosfera” é fácil de entender. Lembra extrato de tomate, extrato da conta bancária, são todos com o “X” que vem do verbo extrair. Estrato, com “S”, quer dizer camada. Por isso: estratosfera é uma das camadas da nossa atmosfera.Curiosidades ortográficas1. AFIM ou A FIM? a) Quem tem afinidades são pessoas AFINS: “As duas têm pensamentos afins.” b) A FIM DE = para, com o propósito de: “Estuda a fim de vencer a barreira do vestibular.” “Veio a fim de trabalhar.” 2. A PAR ou AO PAR? a) A PAR = estar ciente: “Ele está a par de tudo.” b) AO PAR = título ou moeda de valor idêntico: “O câmbio está ao par.” 3. AO ENCONTRO DE ou DE ENCONTRO A? a) AO ENCONTRO DE = a favor, em conformidade: “Qualidade é ir ao encontro das necessidades e das expectativas do cliente.” “Estamos satisfeitos porque sua decisão vai ao encontro das nossas reivindicações.” b) DE ENCONTRO A = ir contra, idéia de oposição: “Ficamos insatisfeitos porque a sua proposta vai de encontro aos nossos desejos.” “Discutimos pois suas idéias vão de encontro às minhas.” 4. À TOA ou À-TOA? a) À TOA = “sem fazer nada” (locução adverbial de modo): “Andava à toa na vida.” “Sempre viveu à toa.” b) À-TOA = “desocupado” (adjetivo – deve acompanhar um substantivo): “Ela, sem dúvida, é uma mulher à-toa.” “Não passava de um sujeitinho à-toa.” 5. EM VEZ DE ou AO INVÉS DE? a) AO INVÉS DE = ao contrário de: “Ele entrou à direita ao invés da esquerda.” “Subiu ao invés de descer.” b) EM VEZ DE = em lugar de: “Foi ao clube em vez de ir à praia.” “Apertou o botão vermelho em vez do azul.” OBSERVAÇÃO: Como AO INVÉS DE só pode ser usado quando há a idéia de “oposição”, sugiro que se use sempre EM VEZ DE. EM VEZ DE pode ser usado sempre que existe a idéia de “substituição, troca”, mesmo se for de “oposição”.
Sábado, 05 de maio de 2007
Primeira Semifinal







É sempre bom lembrar que o nosso sistema ortográfico é uma tentativa de unificação da forma escrita, que é a partir da fala. Devemos respeitar todas as falas regionais. Portanto, se você fala “cadeado”, ou “cadiado”, não tem diferença. O importante é que, na hora de escrever, todos saibam por memória visual que “cadeado” se escreve com “E”.Curiosidade: A palavra “alvorecer” vem de alvo-branco, amanhecer, noite que se torna dia. Na terceira rodada, foi sorteada a palavra “cérebro”. Todo palavra proparoxítona é acentuada. Em algumas regiões, as pessoas falam “célebro”, uma confusão com célebre, famoso. A palavra “anteontem” foi sorteada na quarta rodada desta semana. Muita gente fala “antiontem”, mas é importante saber que o “ante”, de “anteontem”, é o que vem antes, como antebraço e ante-sala. O “anti”, de “antigripal”, é de contra, assim como antivírus e antitetânica. Lembrando mais uma vez a regra do hífen: Só usar o hífen quando a palavra seguinte começar por “H”, “R”, “S”. Curiosidades ortográficas: A ou HÁ? a) HÁ (=de verbo HAVER) só poderia ser usado caso se referisse a um tempo já transcorrido: “Não nos vemos há dez dias.” (=FAZ dez dias que não nos vemos) “Há muito tempo, ocorreu aqui uma grande tragédia.” (=FAZ muito tempo) b) Quando a idéia for de “tempo futuro”, devemos usar a preposição “A”: “Espero que não haja obstáculos à realização das provas, daqui a uma semana.” “Só nos veremos daqui a um mês.” Decore a “dica”: Tempo passado = HÁ (=FAZ); Tempo futuro = Ac) Quando a idéia for de “distância”, também devemos usar a preposição “A”: “Estamos a dez quilômetros do estádio.” “O estacionamento fica a poucos metros do aeroporto.” A CERCA DE ou HÁ CERCA DE ou ACERCA DE? a) A CERCA DE = A (preposição) + CERCA DE (perto de, aproximadamente): “Estamos a cerca de dez quilômetros do estádio.” (=Estamos aproximadamente a dez quilômetros do estádio – idéia de distância); ouA CERCA DE = A (artigo) + CERCA (substantivo) + DE (preposição): “A cerca de arame farpado foi cortada.” b) HÁ CERCA DE = HÁ (verbo) + CERCA DE (perto de, aproximadamente): “Não nos vemos há cerca de dez anos.” (=FAZ aproximadamente dez anos que não nos vemos); ou“Há cerca de dez pessoas na sala de espera.” (= EXISTEM perto de dez pessoas na sala de espera); c) ACERCA DE = a respeito de, sobre: “Falávamos acerca do jogo de ontem.” ABAIXO ou A BAIXO? a) ABAIXO = embaixo, sob: “Sua classificação foi abaixo da minha.” b) A BAIXO = para baixo, até embaixo: “Ela me olhava de alto a baixo.” ABAIXO-ASSINADO ou ABAIXO ASSINADO? a) O documento que se assina é um ABAIXO-ASSINADO: “Entregamos o abaixo-assinado ao diretor.” b) Quem assina o documento é um ABAIXO ASSINADO: “O abaixo assinado, Dr. Fulano de Tal, vem respeitosamente...”

Sábado, 28 de abril de 2007
Nona Eliminatória
Dica 1Na primeira rodada, sobre a palavra "cinquënta" foi sorteada - as regras de ortografia vêm desde 1943 e o trema ainda é um sinal obrigatório nas palavras com QÜE, QÜI, GÜE, GÜI (ex: cinqüenta, freqüência, conseqüência, tranqüilo, agüentar).
Dica 2
Na segunda rodada a palavra "receosa" foi sorteada - muita gente se atrapalha com esse adjetivo porque vem de "receio", onde existe a vogal I. Em "receio", a sílaba tônica está em cima do E (ditongo); na palavra "receosa" há mudança da sílaba tônica, que vai para o "O" e o "I" desaparece (ex: passeio/ passeando, estréia/ estreou)
Dica 3
A palavra "incompreensível" - o M antes de C é impossível. M somente antes de P e B.
Curiosidades
* A palavra "milanesa" - vem de Milão; os adjetivos referentes à lugares são sempre com S e no feminino não tem acento (ex: japonesa, portuguesa).
* A palavra "lasanha" - palavra aportuguesada, vem do italiano "lasagna", que vira o nosso NH. E nunca tem Z.
* A palavra "acupuntura" - muita gente fala erradamente "acumpuntura"; "acus" em latim é "agulha".
* A palavra "asterisco" - "aster" no grego é a palavra "astro" em inglês, "star", "estrela"; "isco" é diminutivo; então "asterisco" é "estrelinha". Algumas pessoas falam erradamente "asterístico".
Uso do TREMA
Devemos usar o trema na vogal "u" (pronunciada e átona), antecedida de Q ou G e seguida de E ou I:
Q E > Ü < que =" quente," e =" freqüente," qui =" quilo," i =" tranqüilo," gue =" guerra," e =" agüentar," gui =" guitarra," i =" lingüiça,">








Sábado, 28 de abril de 2007
Nona Eliminatória

Dica 1 Na primeira rodada, sobre a palavra "cinquënta" foi sorteada - as regras de ortografia vêm desde 1943 e o trema ainda é um sinal obrigatório nas palavras com QÜE, QÜI, GÜE, GÜI (ex: cinqüenta, freqüência, conseqüência, tranqüilo, agüentar).
Dica 2
Na segunda rodada a palavra "receosa" foi sorteada - muita gente se atrapalha com esse adjetivo porque vem de "receio", onde existe a vogal I. Em "receio", a sílaba tônica está em cima do E (ditongo); na palavra "receosa" há mudança da sílaba tônica, que vai para o "O" e o "I" desaparece (ex: passeio/ passeando, estréia/ estreou)
Dica 3
A palavra "incompreensível" - o M antes de C é impossível. M somente antes de P e B.
Curiosidades
* A palavra "milanesa" - vem de Milão; os adjetivos referentes à lugares são sempre com S e no feminino não tem acento (ex: japonesa, portuguesa).
* A palavra "lasanha" - palavra aportuguesada, vem do italiano "lasagna", que vira o nosso NH. E nunca tem Z.
* A palavra "acupuntura" - muita gente fala erradamente "acumpuntura"; "acus" em latim é "agulha".
* A palavra "asterisco" - "aster" no grego é a palavra "astro" em inglês, "star", "estrela"; "isco" é diminutivo; então "asterisco" é "estrelinha". Algumas pessoas falam erradamente "asterístico".
Uso do TREMA
Devemos usar o trema na vogal "u" (pronunciada e átona), antecedida de Q ou G e seguida de E ou I:
Q E > Ü < que =" quente," e =" freqüente," qui =" quilo," i =" tranqüilo," gue =" guerra," e =" agüentar," gui =" guitarra," i =" lingüiça,">

0 comentários: