BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Grande Rio explora Amazônia em enredo sobre gás

Apresentadora Fernanda Lima participou grávida do desfile.
Desenvolvimento sustentável é base de enredo da agremiação da Baixada Fluminense.
A Grande Rio deu bastante destaque ao imaginário da região amazônica em seu desfile sobre a importância do gás natural para o ambiente. A agremiação investiu na relação da região com a exploração do produto.

A escola foi a penúltima a passar pelo Sambódromo na madrugada desta terça-feira (5), e abriu sua participação no carnaval do Rio às 2h44 para apresentar o enredo “Do Verde de Coari, vem meu gás, Sapucaí”.

O puxador da escola, Wander Pires, sofreu um acidente de carro sem conseqüências graves a caminho do Sambódromo e chegou alguns minutos atrasado para a entrada na Avenida.
A apresentadora Fernanda Lima, grávida de sete meses, de gêmeos, participou como destaque do desfile da Grande Rio. Celebridades como o cantor Zeca Pagodinho e o diretor e ator Marcos Paulo também representaram as cores da Grande Rio na avenida.
Um carro representou as civilizações que descobriram as primeiras utilizações do gás e outra alegoria simbolizou o Rio de Janeiro, primeira cidade da América Latina a receber gás encanado. O último carro alegórico trouxe uma cobra que soltava gases pelas narinas para traduzir a expedição Urucu-Coari, que implantou um importante gasoduto.
Os 3.600 componentes da escola ficaram espalhados em 32 alas e oito carros alegóricos. A escola de Caxias, que surgiu da fusão de pequenas agremiações da Baixada Fluminense, trata da conscientização ecológica e relembra a origem do gás natural para falar da preservação do planeta.
A escola teve de volta a atriz Suzana Vieira, à frente do carro abre-alas "Explosão Atômica" - no ano passado, ela foi vetada do desfile pois desafiou a ordem da escola, que era patrocinada por uma marca de cerveja, e foi ao camarote de uma outra famosa cervejaria.
Outra grande atração foi a ex-BBB e também atriz Grazi Massafera, que desfila pela Grande Rio como rainha da bateria pelo segundo ano consecutivo.

Com o enredo “Do verde de Coari, vem meu gás, Sapucaí”, a Grande Rio pegou o exemplo ecologicamente correto da Refinaria de Urucu, localizada no município amazonense que dá nome ao enredo, para falar sobre o gás natural.



A escola também quer superar os vice-campeonatos conquistados nos últimos dois carnavais. Em outras palavras, o objetivo é buscar o inédito título para a tricolor de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense sede da escola.


A escola viaja até os primórdios do Universo, quando os átomos entraram em ebulição para a formação do planeta. O abre-alas, conta o carnavalesco, foi a última das oito alegorias a ser feita no barracão da escola e promete causar impacto com estruturas de ferro arrojadas, próprias para acrobatas.
O desfile da Grande Rio viajou por vários estilos estéticos. Um deles é o detalhismo nos figurinos de época, presente em outros trabalhos de Szanieck, sobretudo em seus enredos históricos desenvolvidos no Salgueiro em desfiles da década de 1990. O terceiro setor, que retrata o uso do gás nas antigas civilizações, é um prato cheio para o carnavalesco abusar do traço barroco.
Marcos Paulo e Antonia Fontinelli na Grande Rio
http://videolog.uol.com.br/video.php?id=297583&ordem=7¶metro=carnalog2008hd

0 comentários: