BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Sêneca- A Vida Feliz


Boa Noite Pessoal!!!

Estava eu certo dia em uma pequena feira do livro em uma praia gaúcha, sem intenção de comprar livro algum, apenas passeando, parei em uma banca e peguei um livro só para espiar, quando olho para o título, qual não foi a minha surpresa: "A Vida Feliz" do filósofo Sêneca, bem o nome do meu blog, aí fiquei curiosa e por ser um livro de Filosofia, me interessei, adoro o assunto e já tinha idéia de criar a categoria FILOSOFIA desde quando criei este blog.

Então pra começar vou deixar a biografia deste filósofo que escreveu vários livros e eu estou lendo "A Vida Feliz" e estou gostando muito e colocarei algumas partes do livro que achei bem interessante.

Já transcorridos cerca de dois mil anos desde que Sêneca escreveu esta obra intitulada "A Vida Feliz"(De Vita Beata), constata o leitor que o texto ainda é atual.Isso porque o filósofo,diversamente do cientista ou do historiador ou do sociólogo, enfoca o objeto específico do conhecimento pelo prisma da universalidade do fenômeno.Assim,na área da filosofia moral,ele extrai os elementos essenciais do agir humano.Passa então a analisar o comportamento aferido pelos elementos: "racionalidade", "vontade", "liberdade", "intencionalidade", "bem honesto", "virtude", "sumo bem", "paixões" e "vivios".

Sêneca é filósofo moralista no sentido nobre da expressão porque descobre, analisa e demonstra a trilha segura da prática do bem que enobrece e felicita os seres humanos, pondo limites ao prazer sensitivo e à volúpia de bens materiais.

Encanta ouvir de um pensador pagão esta sentença: "O homem deveria ser sacro para o homem, mas, agora, é objeto de matança por mero jogo de deleite".

BIOGRAFIA
Lucius Annaeus Seneca, nasceu em Córdoba, na Espanha.No ano 4 a.C, era filho de um grande orador - Annaeus Seneca, o Velho - e foi educado em Roma, onde estudou retórica e filosofia. Tornou-se famoso como advogado. Foi membro do senado romano e posteriormente nomeado questor, magistrado da justiça criminal. Sêneca despertou a inveja do imperador Calígula, que tentou assassiná-lo. Em 41 d.C., envolveu-se num processo por suas relações com Julia Livila, uma sobrinha do imperador Cláudio. Acusado de adultério, foi exilado e partiu para a Córsega, onde viveu até 49 d.C. Durante esse período, escreveu suas famosas "consolações", textos dirigidos a um interlocutor com o propósito de confortar. Na "Consolação a Márcia", dirige-se a uma mulher que acabou de perder um filho, tecendo considerações sobre a inconstância da sorte e a fragilidade da vida humana. Em "Consolação a Hélvia", dirige-se à própria mãe, consolando-a pelo sofrimento de ver seu filho no exílio. Em 49 d.C., Messalina foi condenada à morte. O imperador Cláudio casou-se com Agripina, que convidou Sêneca para assumir a educação de seu filho Nero. Nero tornou-se imperador em 54 d.C. e Sêneca assumiu as funções de conselheiro até 62 d.C. Em Roma, Sêneca redigiu dois de seus tratados, "Sobre a Brevidade da Vida" e "Sobre o ócio". Afastado da vida pública, sofreu perseguição do imperador Nero. Foi acusado de participar da Conspiração de Piso, que teria planejado o assassinato de Nero, e condenado ao suicídio. Em 65 d.C., Sêneca cortou os pulsos, na presença de amigos, no que foi seguido por sua esposa, Pompéia Paulina.
Obras de Sêneca
1-Da Ira;
2-Da Providência;
3-Da Tanqüilidade da Alma;
4-Da Brevidade da Vida;
5-Da Consolação;
6-Da Clemência;
7-Dos Benefícios;
8-Das Questões Naturais;
9-Da Vida Feliz;
10-Do Ócio
11-As Cartas;
12-As Tragédias;
13-A Constância do Sábio;
14-Apoteose.
A VIDA FELIZ
Parte I
Nesta primeira parte, Sêneca trabalha com definições.Ele conceitua o que é virtude, vício, vida digna e felicidade.
Seu objetivo principal é aclarar a relação entre virtude e prazer.
Afinal, nascemos para a dignidade da virtude ou para desfrutar dos sentidos corpóreos como meros irracionais?
Sêneca deixa nítido que a vida humana, antes de se pautar pelo prazer do conforto e das riquezas, depende, primariamente, do valor ímpar que aponta para o sumo bem.
1.1 Questão preliminar: Que significa "Viver Feliz"?
Viver d emodo feliz, ó meu irmão Gálio', todos almejam, mas, quando se trata de ver, com nitidez, o que torna feliz a vida, então os olhos ficam ofuscados.
De fato, é de tal monta a dificuldade em conseguir vida feliz que, quanto mais alguém, afanosamente, está em seu ancalço, posto que tenha errado na escolha do caminho, mais se distancia porque é lavado à meta oposta,porquanto a pressa só aumenta a distância que as separa.
Antes do mais, cabe determinar o que seja aquilo que estamos querendo.
Depois, ponderar as circunstâncias nas quais poderíamos alcançá-lo de modo mais rápido.
Ao longo do percurso, visto que adequado, iremos entendendo quanto progredimos, dia a dia e qual a distância da meta para onde nos impulsionamos o desejo natural.

2 comentários:

Vitor disse...

Muito boa essa sua descriçao de seneca (mesmo que vc tenha copiado de algum lugar)eu te emviei um comentario mais completo no email

bianca_avidafeliz@yahoo.com.br

Barabems pelo blogue...

victor disse...

Muito boa essa sua descriçao de seneca (mesmo que vc tenha copiado de algum lugar)eu te emviei um comentario mais completo no email

bianca_avidafeliz@yahoo.com.br

Barabems pelo blogue...