BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 23 de fevereiro de 2008

Morrem os atores Oswaldo Louzada e Rubens de Falco

Mais uma postagem atrasada,não foi possível postar no dia certo e eu também não deixaria de homenagear estes 2 talentosos atores que faleceram no mesmo dia 22/02/08.
Fica aqui minha homenagem a estes dois atores que marcaram história na tv brasileira.

Oswaldo Louzada nasceu em 12 de abril de 1919, no Rio de Janeiro. Bastante jovem, em 1944 esteve em São Paulo, onde, sob direção de Oduvaldo Viana, fazia parte do elenco de rádio teatro da Rádio Panamericana. Na ocasião era o noivo de Alair Nazarett, também atriz contratada para o mesmo elenco. Em verdade, porém, Oswaldo Louzada era mais ator de cinema. Nesse mesmo ano de 1944 fez os filmes: "Gente Honesta" e "É Proibido Sonhar". Foi embora para o Rio de Janeiro e participou ainda dos filmes: "Uma Luz na Estrada"; "Inconfidência Mineira"; "É Proibido Beijar"; "Mãos Sangrentas" ; "Leonora dos Sete Mares"; "Rio Fantasia"; "Rico Ri à Toa"; "Mulher de Fogo"; "Esse Rio que eu Amo"; "Assalto ao Trem Pagador"; "Gimba, Presidente dos Valentes"; "Lampião, Rei do Cangaço"; "Viagem aos Seios de Duília"; "Procura-se uma Rosa"; "Crônica da Cidade Amada"; "Uma Garota em Maus Lençóis"". Era o ano de 1971e então Oswaldo Louzada voltou seus olhos para a televisão. Fez na TV Globo. "Bandeira 2". Percebeu que a aceitação do público era maior do que o cinema. Resolveu intercalar uma coisa e outra. Fez o filme: "Guerra Conjugal". E novamente as novelas: "Escalada"; "Estúpido Cupido"; "Locomotivas"; "Pecado Rasgado"; "Cabocla"; "Brilhante"; "Final Feliz"; "O Tempo e o Vento"; "Hipertensão"; "O Primo Basílio"; "Pacto de Sangue"; "Desejo"; "Vamp"; "Engraçadinha... Seus Amores e Seus Pecados"; " Cara e Coroa". Alguns episódios de: Você Decide"; "Uga Uga"; "Quinto dos Infernos". Alguns episódios de: "Sob Nova Direção" e a novela: "Mulheres Apaixonadas". Foi aí sua grande consagração . Oswaldo Louzada, que trabalhou desde o lonquinquo 1944, foi considerado uma "Revelação", como vovô, parceiro da grande atriz Carmem Silva. Todos o admiraram, o exaltaram, e o consideraram genial. A televisão lhe deu a consagração merecida.
O ator Oswaldo Louzada morreu nesta sexta-feira, 22, aos 95 anos, de falência múltipla dos órgãos. O ator, que estava internado no Hospital Copa D'Or, na zona sul do Rio, desde o dia 6, teve sua carreira na TV marcada por trabalhos como Mulheres Apaixonadas (2003), onde interpretava o personagem Leopoldo, um avô que era maltratado pela neta (Regiane Alves).
De acordo com a assessoria do hospital, Louzada morreu nesta madrugada à 1h10.
Louzada, que iniciou sua carreira na televisão em 1971 com Bandeira 2, participou da minissérie Quinto dos Infernos (2002), novela Uga Uga (2000), Cara e Coroa (1995), Vamp (1991) e na clássica produção Estúpido Cupido, em 1976, entre outras.

Novela Estúpido Cupido - Seu Guimão e suas gravações do além

Oswaldo Louzada em "O primo Basílio"


Rubens de Falco morre aos 76 anos
Ator que iniciou carreira no teatro ficou famoso por atuações em telenovelas
Beth Néspoli
Morreu na manhã do dia 22/02/08, aos 76 anos, o ator Rubens de Falco. Há dois anos ele estava internado no Centro Integrado de Atendimento ao Idoso (Ciai), no bairro do Morumbi, em São Paulo, onde tentava recuperar-se de problemas causados por um derrame. O corpo do ator foi velado no Cemitério São Paulo, em Pinheiros, e o enterro estava previsto para ontem, às 16 horas, no Cemitério da Consolação. Neto de italianos, Rubens de Falco nasceu em 19 de outubro de 1931 em São Paulo, começou sua carreira no teatro, na década de 50, e ao longo da vida criou dezenas de personagens, alguns inesquecíveis, para os palcos, o cinema e a televisão.
Certamente seu nome logo faz lembrar personagens de novelas como Leôncio, de Escrava Isaura (1976), ou Samir Hayala, de O Astro (1978). Mas talvez poucos se lembrem que seu primeiro prêmio de ator em televisão tenha vindo pela novela A Rainha Louca (1967), na qual contracenava com Nathalia Timberg. E mais. Em muitas entrevistas declarou que o personagem que mais gostara de construir não fora Leôncio, mas Agenor, de O Grito (1975), de Jorge Andrade.
Começou sua carreira no teatro amador, em 1951, com Ítalo Rossi. No ano seguinte já integrava o elenco de Ralé, de Gorki, no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), onde também participou dos espetáculos A Dama das Camélias e Antígona. No coro dessa tragédia nasceu o grupo Os Jograis de São Paulo, idéia de Ruy Affonso - de levar ao palco poesias de Fernando Pessoa na forma de um recital de múltiplas vozes.
Despojados na forma, verticais na interpretação, os recitais conquistaram o público. Muitos atores passaram pelo grupo, entre eles Armando Bogus. Rubens de Falco viajou com esses espetáculos de poesia por todo o Brasil e ainda México e Portugal. 'Com os jograis aprendi a saborear a palavra, a usá-la no tempo correto', diria ele anos mais tarde, já astro consagrado de televisão, ao falar sobre sua formação de ator.
Nos primeiros anos de sua carreira, passou por várias companhias importantes: além do TBC, integrou o Teatro Íntimo, de Nicette Bruno, e o Teatro das Segundas-Feiras, dirigido por Ruggero Jacobbi. Na Cia. Nydia Licia atuou sob direção de Sérgio Cardoso em Lampião, de Rachel de Queiróz. Não por acaso, a atriz foi quem escreveu sua biografia Um Internacional Ator Brasileiro para a Coleção Aplauso. No teatro, ainda contracenou com Tônia Carrero em Casa de Bonecas, de Ibsen, e arriscou-se sob direção de Gilberto Gawronski em Cartas na Mesa, de Joe Orton.
Em 2004, já ator consagrado, atuou na peça Galeria Metrópole, de Mário Viana, de modesta produção, no recém-inaugurado Teatro dos Arcos. 'Rubens era um companheiro de cena dos mais solidários. Com ele, não havia a figura da diva e dos figurantes. Eram todos marinheiros encarregados de levar o mesmo barco - a peça - até o destino final, que era a platéia', lembra Mário Viana.
Embora faça parte de uma geração que sedimentou sua carreira nos palcos, cinema e televisão entraram muito cedo em sua vida. Em 1954 já havia feito três filmes na Vera Cruz, entre eles o famoso Floradas na Serra, que atualmente pode ser visto em vídeo e tem no elenco Célia Helena e Cacilda Becker. Foram mais de 30 longas - Pixote, A Lei do Mais Fraco e Sonhos Tropicais, entre eles - com destaque para Coronel Delmiro Gouveia, de Geraldo Sarno, criação pela qual ele nutria especial predileção. Ele ainda está no elenco de um filme inédito, Fim da Linha, de Gustavo Steinberg, que tem estréia prevista para o dia 7.
Na década de 90, Rubens de Falco provocou polêmica ao reclamar da inflação de jovens celebridades nas novelas em detrimento da experiência. 'Um ator jamais pode confundir popularidade com talento', dizia. Sua trajetória por palcos e telas faz pensar que não se tratava de mera frase de efeito, mas de sabedoria praticada no dia-a-dia.

Rubens de Falco no Jogo da Vida entrevistado por Márcia Goldschmidt

Sinhá Moça(duas versões)(1º versão da novela com Rubens de Falco e 2º com Osmar Prado no papel do Barão,o vilão da novela).


A escrava Isaura(2004)
A Morte de Oswaldo Louzada e Rubens de Falco

1 comentários:

Alberto João disse...

Bianca,

Encontrei o seu blogue por mero acaso...

Dei uma vista de olhos e gostei! :)

Vendo os seus videos, me ocorreu pedir-lhe que me ensine a colocar videos no meu blogue...Pode fazer esse favor?

Antecipadamente grato,

Zorate